quarta-feira, 19 de abril de 2017

O QUE HÁ DE DIFERENTE ENTRE OS INIBIDORES DA BOMBA DE PRÓTONS?

Entender as diferenças entre Omeprazol, Esomeprazol, Lansoprazol, Pantoprazol e Rabeprazol não é simples. Imagino que o prescritor faça a escolha do medicamento com base em evidências científicas, ou em sua própria experiência quanto à eficácia da substância diante de um quadro clínico.

Quando recém-formada, no balcão da drogaria, fui questionada quanto à diferença entre eles, e a resposta não é facilmente encontrada até hoje. As diferenças são muito sutis. Estudos comparativos são realizados, mas o que não se encontra é um estudo envolvendo todas estas substâncias simultaneamente de modo a fazer uma comparação minuciosa em todos os quesitos.    

O objetivo desta postagem é reunir algumas particularidades referentes a cada substância (sem qualquer pretensão de levantar todas as diferenças), com base em pesquisas realizadas em bases de dados (Bulário eletrônico da Anvisa, Pubchem), artigos científicos e livros.
Vários são os medicamentos disponíveis no mercado para o tratamento de distúrbios gastrintestinais. Os mais comumente prescritos são os inibidores da Bomba de Prótons, que reduzem a acidez gástrica através do bloqueio da etapa final da produção de HCl (ácido clorídrico) independente de outros fatores estimuladores. 

Os Inibidores da Bomba de Prótons, após serem absorvidos na circulação sistêmica se difundem nas células da mucosa gástrica, acumulando-se nos canalículos secretores ácidos. O profármaco (medicamento) então é ativado pela formação de sulfanilamida tetracíclica. A forma ativada do medicamento, através de ligação covalente com grupos sulfidrila de cisteínas na Bomba de Prótons (H+/K+ATPase) inativa irreversivelmente a molécula da bomba.

A secreção ácida só retornará após a síntese de novas moléculas da bomba, realizando assim uma supressão prolongada apesar das meias-vidas plasmáticas muito curtas (0,5 - 2h).

Os medicamentos apresentam nomes bem parecidos: Omeprazol, Esomeprazol, Lansoprazol, Pantoprazol e Rabeprazol. A estrutura molecular dessas substâncias consiste de um anel α-piridilmetilsulfinil benzimidazol  com variação nos grupos piridina ou benzimidazol.

Todos esses Inibidores de Bomba de Prótons apresentam eficácia equivalente em doses comparáveis mas, quais as diferenças entre eles?
 

1) Omeprazol: é uma mistura racêmica de R e S Isômeros. Foi o primeiro inibidor da Bomba de prótons a ser desenvolvido.

*Biodisponibilidade: Após 0,5-3,5h da administração oral da primeira dose, 30 a 40% da droga apresentam-se biodisponíveis. A biodisponibilidade aumenta conforme outras doses são administradas. 
*Ligação a proteínas: ~95%
*Meia-vida: 1,0-1,5h
*Excreção: 72 a 80% Urina ; 18 a 23% nas Fezes.
*Interação medicamentosa: 
Carbamazepina; Varfarina; Diazepam; Fenitoína; Sais de ferro; Ampicilina; Cetoconazol; Depressores da medula óssea; Claritromicina; Atazanavir; Nelfinavir; Saquinavir. 
*Interação com alimento: o alimento diminui a absorção do omeprazol, portanto o medicamento deve ser tomado em jejum.

Omeprazol

 2) Esomeprazol: é o S-isômero do Omeprazol. O S-isômero é eliminado mais lentamente que o R-isômero. 

*Biodisponibilidade: em aproximadamente 1,5h a biodisponibilidade é de 90% após doses repetidas.
*Ligação a proteínas: ~97%
*Meia-vida: 1,0-1,5h
*Excreção: 80% Urina ; 20% Fezes
*Interação medicamentosa: Erva de São João (Hypericum perforatum), Rifampicina, Diazepam, Cetoconazol, Itraconazol, Erlotinibe, Digoxina, Fenitoína, Varfarina, Clopidogrel, Atazanavir, Nelfinavir, Voriconazol.
*Interação com alimento: o alimento, além de atrasar a absorção do medicamento, também diminui a absorção de esomeprazol.
Esomeprazol
Esomeprazol magnésico
3) Lansoprazol: derivado benzimidazólico de segunda geração, diferindo do omeprazol devido a presença do grupo trifluoroetoxi em sua estrutura base.  

*Biodisponibilidade: em aproximadamente 1,7h após a administração oral, a biodisponibilidade é de 80%.
*Ligação a proteínas: ~97%
*Meia-vida: 1,5h
*Excreção: 1/3 Urina ; 2/3 Fezes.
*Interação medicamentosa: Antipirina, Indometacina, Ibuprofeno, Fenitoína, Propranolol, Prednisona, Diazepam, Claritromicina, Teofilina, Sucralfato, Cetoconazol, Ampicilina, Sais de ferro, Digoxina, Varfarina.
*Interação com alimento: o alimento, além de atrasar a absorção do medicamento, também diminui a absorção de lansoprazol.
Lanzoprazol
4) Pantoprazol: presença do grupo difluorometoxi ligado ao anel benzimidazol e dimetoxi ligado ao anel piridil. 

*Biodisponibilidade: em aproximadamente 2,4h após administração oral, a biodisponibilidade é de 77%.
*Ligação a proteínas: ~98%
*Meia-vida: 1,0h
*Excreção: ~71% Urina ; ~18% Fezes
*Interação medicamentosa: Ampicilina, Sais de Ferro, Cetoconazol, Atazanavir, Nelfinavir, Metotrexato, Tacrolimo, Fluvloxamina, Varfarina, Femprocumona.
*Interação com alimento: o alimento atrasa a absorção do Pantoprazol, porém a absorção não é prejudicada.
*Estudos mostram a segurança do uso de Pantoprazol com Clopidogrel.

Pantoprazol
Pantoprazol sesquiidratado (forma fisicamente mais estável): 45,1mg de sal sódico sesqui hidratado equivale a 40mg de ácido anidro livre.

5) Rabeprazol: Sua estrutura apresenta um centro sulfúrico assimétrico.
Após 1h da administração oral surge efeito inibidor mediano. A inibição se prolonga por 24h. Após a primeira dose 88% da inibição máxima é alcançada.

*Biodisponibilidade: em aproximadamente 3,5h após administração oral, a biodisponibilidade é de 52%.
*Ligação a proteínas: ~96%
*Meia-vida: 1,0h
*Excreção: ~90% Urina ; ~10% Fezes
*Interação medicamentosa: Digoxina, Cetoconazol, Amoxicilina, Claritromicina, Ciclosporina, Metotrexato, Atazanavir.
*Interação com alimento: o alimento atrasa a absorção do Rabeprazol, porém a absorção não é prejudicada.
*Estudos mostram que o Rabeprazol não apresenta interação significante quando utilizado com: Varfarina, Fenitoína, Teofilina e Diazepam.

Rabeprazol

Para simplificar a comparação foram coletados somente dados referentes a indivíduos saudáveis. Portanto, para aquelas pessoas com problemas renais ou hepáticos os valores diferem. Esses e outros parâmetros (condição física do indivíduo quanto a capacidade de excreção da droga do organismo e capacidade de metabolização, utilização de outros medicamentos, quadro clínico) analisados pelo prescritor, irão influenciar a escolha da substância.

Fontes: 
https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/
http://portal.anvisa.gov.br/bulario-eletronico1
https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/viewFile/2963/2655
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/7615/000549593.pdf?sequence=1
https://books.google.com.br/books?id=qsx4cIAwwtcC&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false




Nenhum comentário:

Postar um comentário